[RESENHA] Sonhos Partidos - M. O. Walsh

Sonhos Partidos - M. O. Walsh
O livro "Sonhos Partidos" do autor M. O Walsh, foi uma surpresa boa nas minhas leituras. A temática dele é sobre um assunto bem delicado e forte, o estupro. A história se passa na cidade de Baton Rouge, no ano de 1989 e é contada na visão de um homem, que quando adolescente era apaixonado e obcecado pela Lindy, a garota que sofreu essa violência sexual. Logo, ele se torna um dos suspeitos do crime e começamos a partir daí, a conhecer a vida dele, da Lindy e de todas as pessoas que tiveram algum contato com ele durante sua vida.
Confesso que quando li a sinopse do livro pensei que seria algum thriller, onde o vizinho ia tentar descobrir quem teria sido o culpado pelo estupro e as razões de ter cometido, porém a história não é investigativa, é sobre a visão desse narrador diante de todos esses acontecimentos na sua adolescência.
O narrador da história não tem nome, porém, só me dei conta quase no fim do livro, o personagem é tão bem construído, conseguimos sentir e entender tudo o que o autor quer passar, que o nome passa a ser um mero detalhe. Achei interessante o autor não dar nome ao narrador, apesar de sabermos exatamente quem ele é.
Há quatro suspeitos no estupro de Lindy, e conforme a história vai se desenrolando, o narrador apresenta cada um, de uma forma que conseguimos imaginar com muitos detalhes todas essas pessoas e desconfiar de cada uma delas. É estranho imaginar que um dos suspeitos que está narrando a história consegue fazer com que a gente fique com um pé atrás com cada personagem que vai aparecendo, imaginando que seria possível sim, um deles ter cometido o crime, inclusive o próprio narrador.
Foi uma leitura incrível e muito enriquecedora, apesar do livro falar sobre o estupro de Lindy, o assunto é abordado de uma forma muito sutil, na verdade ele vai além desse assunto, o narrador intercala suas lembranças com vários momentos de sua vida, já que hoje ele já é adulto. Deixando a leitura mais leve e gostosa de ler, a história vai se desenrolando, mas demorei um pouco para me envolver, porém a leitura foi fluindo com o tempo. Apesar da curiosidade em saber quem foi o estuprador, o livro vai, nos fazendo refletir sobre vários assuntos, como atitudes podem marcar vidas para sempre.
Livro lindo, emocionante, tema polêmico e tratado de uma forma realista. Adorei a escrita da autora, o desenvolvimento da história. A revisão do livro é muito boa, sem erros de digitação ou tradução. A capa eu achei linda, porém é simples, não demonstra o conteúdo que podemos encontrar dentro do livro, mas indico a leitura para quem tem interesse nesses assuntos.


Sonhos Partidos - M. O. Walsh

Leia Sonhos Partidos
Amazon - Saraiva - Shoptime - Submarino - Americanas - Travessa - FNAC



Nenhum comentário:

Postar um comentário