Follow Us @dayukie

terça-feira, 31 de outubro de 2017

[RESENHA ASSUSTADORA] Menina Má - William March

Menina Má - William March
No livro conhecemos Rhoda, uma criança de oito anos, doce, meiga, organizada, independente, estudiosa. Todos a adoram ao ponto de mima-la e enche-la de presentes, carinho, fazendo sempre que seus vizinhos digam a sua mãe, o quanto ela foi sortuda por ter tido uma filha que nem ela.
Porém o que ninguém desconfia, é que na verdade, ela é uma criança manipuladora, fria e calculista. Todas as suas ações, até as demonstrações de afeto, são sempre premeditadas e friamente calculadas, principalmente se ela deseja algo.
Durante o piquenique anual da Escola Primária Fern, onde Rhoda estuda, um evento catastrófico acontece e vai desenterrar o seu passado sombrio, com isso, Christine, mãe de Rhoda, passa a olhar a filha com outros olhos. Ela então decide decifrar tudo que se passa com a sua filha, consegue tirar dela os segredos mais obscuros, e passa então a tentar entender porque ela se comporta daquele jeito e de onde vem tanta maldade, e se de alguma forma, isso pode ser culpa dela.
Ao longo da trama, também podemos descobrir os detalhes da vida da família Penmark, porque o pai é tão distante, e com a desculpa do trabalho, deixa na maior parte do tempo sua filha e esposa sozinhas.
Menina Má - William March
Christine, acaba se tornando próxima de sua vizinha Monica Breedlove e de seu irmão. Monica é aquele tipo de pessoa que adora contar vantagem sobre os outros, ela adora usar seus conhecimentos de psicanalise com o irmão, que é um gay não assumido, Christine, acaba se tornando espectadora de tudo aquilo, inclusive da forma como Monica ama mimar Rhoda.
Como podemos perceber durante a leitura, vemos o mundo de Rhoda, através dos olhos da sua mãe, e todos que a cercam, incluindo o zelador do prédio que Rhoda mora, que inferniza a vida dela até que ela não suporte. O livro baseia-se na origem no mal e em todo universo de um psicopata, se você está esperando por mortes e sangue, aqui não irá encontrar.
Para fazer uma pequena explicação o termo usado para definir esse tipo de transtorno, chama-se transtorno de conduta, visto que crianças não podem ser chamadas de psicopatas por não terem a personalidade ainda formada.
Transtorno de conduta é um conjunto de problemas emocionais e comportamentais apresentado por algumas crianças e adolescentes em que há um padrão repetitivo e persistente da conduta agressiva, desafiadora, antissocial onde os direitos básicos alheios, regras e normas sociais são violados.
Até os sete anos a criança não tem capacidade julgadora completamente formada, é através dos limites que ela aprendera o que pode ou não fazer, porém aos oito anos já tem limites pré-estabelecidos suficientes para saber como agir, caso não aconteça, é interessante observar que algo está errado.
O livro foi adaptado e temos um filme e uma peça baseados na história 
(Filme The bad seed, 1956, a tradução em português se não me engano é Tara maldita)
O livro foi uma loucura, posso dizer que foi um dos melhores livros do gênero que já li, é interessante observar como é esse tipo de transtorno numa criança que pode-se passar por meiga e carinhosa e cometer todas as atrocidades, já adianto de ante mão que esse livro não é recomendado para menores de idade, a capa está maravilhosamente incrível, mostrando a real face de Rhoda, a Darkside arrasou demais, diagramação perfeita e sem erros de ortografia, esse livro sem dúvidas, é um dos meus favoritos da caveirinha e eu recomendo que todos leiam.

Onde encontrar Menina Má

2 comentários:

  1. Nossa, que livro teeeenso! Uau! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari :)

      Esse livro é bem tenso mesmo, vou te falar que fiquei uns dias pensativa após a leitura, porque olha, é difícil acreditar que uma criança tenha uma mente tão cruel quanto a dela, mas vale muito a pena a leitura!

      Excluir