A Identidade Secreta dos Super-Heróis - Brian J. Robb
Sinopse:
Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.
Um livro totalmente fora do meu estilo, A Identidade Secreta dos Super-Heróis é um livro onde o autor fez uma pesquisa incrível sobre os super-heróis e seus criadores. A história nos apresenta o primeiro herói que fez sucesso, nos mostrando um conjunto de momentos históricos do personagem e da sua criação, além de falar sobre a vida do seu criador. O livro também apresenta outros personagens e como os momentos históricos que ocorriam no momento da criação, influenciou na criação desses personagens.
Além de apresentar também, aqueles heróis que não fizeram sucesso e o motivo. É um livro repleto de porquês. Cada herói apresentado tem um porquê ter sido criado, um porquê o autor o criou naquele momento e isso faz o leitor se tornar familiarizado com não só os personagens, mas também com um pouco da história do mundo e é claro, um pouco da influência dos deuses gregos. 
Com muitas curiosidades e diversas informações, ele te carrega com uma incrível bagagem histórica, além de mostrar o surgimento de grandes nomes no mundo da HQ, como a DC Comic, Marvel e outros nomes importantes para a criação dos principais heróis que atualmente conhecemos. E é claro que o livro também fala das adaptações que foram feitas para outras mídias, como a TV ou o rádio. 
Apesar de ser um livro não-ficção, a escrita não é carregada e a leitura flui, mesmo que haja longos parágrafos o que em determinado momento me incomodou um pouco, mas mesmo assim, as curiosidades trazidas fizeram a leitura valer a pena.
A Identidade Secreta dos Super-Heróis - Brian J. Robb
A capa do livro é linda e bem colorida, além de ser completamente cheia de referências. A diagramação e a revisão do livro com certeza não deixaram a desejar, algo que a editora sempre faz, me deixar feliz com uma boa revisão.
Este é aquele livro que mesmo que você não conheça completamente o mundo dos super-heróis, você vai querer ler para se inteirar e não ficar de fora em conversas relacionadas. É algo que te deixa com uma boa bagagem cultural e te faz sair da bolha da "mesmice".

Compre A Identidade Secreta dos Super-Heróis

10 Comentários

  1. HQ não e meu estilo mais adorei saber que tem um livro que fala desse mundo, deu vontade de ler e agora tbm sei o que presentar meus amigos de adora.
    Acho muito interessante livros que traz isso tudo o que ouve por traz parasse biografia dos HQ's

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o que eu amei nesse livro foi o "por trás", os bastidores. Não sou lá grande fã de HQ's também, mas amei esse livro, porque adoro conhecer coisas novas e com certeza esse é aquele tipo que traz uma cultura nova pra bagagem.

      Excluir
  2. acabei de comentar mais vai mais um acabei de comprar ele para da de presente minha amiga surtou quando falei deste livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERO ABIGOS QUE ME DÊ LIVROS DE PRESENTE! :o

      Excluir
  3. Este livro vai ser um ótimo presente para o meu filho, ele tem 10 anos e está começando a gostar de ler. Vou pesquisar mais e vou ver se é adequado para a idade dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que para ele, é um pouco complexo ainda, principalmente porque tem 10 anos. Talvez, se daqui um tempo ele ainda amar HQ, o livro vai ser maravilhoso para ele. <3

      Excluir
  4. Confesso que também não faz muito o meu estilo literário essa obra.
    Mas fiquei interessada em saber um pouco mais sobre essa pesquisa dos super heróis!
    De como foi criação deles e todas as outras informações.
    Achei a capa bem caprichada. Mas no momento não leria, quem sabe mais pra frente?
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não faz meu estilo, para ser beeem sincera. Mas adorei conhecer esse livro, é aquele que você para e fala: Ele agregou algo para a minha bagagem de vida, sabe? :P

      Excluir
  5. Olha realmente não é um livro que leria se tivesse opção, mas até que é um livro interessante por falar um pouco sobre super-heróis e seus criadores.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro você pode presentear para aqueles que AMAM HQ. Eu já dei um de presente para um amigo que é APAIXONADO por HQ's e ele amou!

      Excluir