Follow Us @dayukie

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

[RESENHA] Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi: A loucura está do lado de dentro ou de fora? - Joachim Meyerhoff

Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi: A loucura está do lado de dentro ou de fora? - Joachim Meyerhoff
Sinopse:
Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens? Nosso pequeno herói não conhece outra realidade - e até gosta muito da que conhece. O pai dirige uma instituição com mais de 1.200 pacientes, ausenta-se dentro da própria casa quando se senta em sua poltrona para ler. A mãe organiza o dia a dia, mas se queixa de seu papel. Os irmãos se dedicam com afinco a seus hobbies, mas para ele só reservam maldades. E ele próprio tem dificuldade com as letras e sempre é tomado por uma grande ira. Sente-se feliz quando cavalga pelo terreno da instituição sobre os ombros de um interno gigantesco, tocador de sinos.

Joachim Meyerhoff narra com afeto e graça a vida de uma família extraordinária em um lugar igualmente extraordinário. E a de um pai que, na teoria, é brilhante, mas falha na prática. Afinal, quem mais conseguiria, depois de se propor a intensificar a prática de exercícios físicos ao completar 40 anos, distender um ligamento e nunca mais tornar a calçar o caro par de tênis? Ou então, em meio à calmaria, ver-se em perigo no mar e ainda por cima derrubar o filho na água? O núcleo incandescente do romance é composto pela morte, pela perda do que já não pode ser recuperado, pela saudade que fica - e pela lembrança que, por sorte, produz histórias inconcebivelmente plenas, vivas e engraçadas.



Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi é uma história meio maluca, com uma boa dose de romantismo, mas que você consegue se colocar no lugar dos personagens e mergulhar intensamente na história.
Joachim conta a sua história, ou seja, é um livro todo em primeira pessoa. Um garoto de sete anos que nasceu e cresceu em um hospital psiquiátrico, não por necessitar de algum tratamento, mas por ter um pai diretor do hospital. Conhecer através dos olhos deste garoto os diversos pacientes e os seus distúrbios, com a visão inocente que ele tem sobre as coisas ajudou a diminuir o lado perturbador do livro, no entanto, no decorrer do livro, o lado mais assustador não fica em como ele vê o mundo, como são as pessoas que estão no hospital e sim a dinâmica familiar. Mesmo que você acabe conhecendo algumas histórias dos pacientes, a história desta família foi algo assustador e um tanto quanto perturbador. Entender que na visão de muitos, aquela família é linda, mas dentro de casa é totalmente diferente, acabou me fazendo não ser somente uma leitora, mas o personagem. 
Como a história é contada por um menino de sete anos, acabamos entrando em um livro com diversas histórias, pois é daquela forma que o menino via o mundo. A cada dia algo novo, a cada dia uma história nova e isso também ajudou a ver o crescimento de Joachim, ele deixando de ser um menino para se tornar um homem.
O livro apesar de aparentar ser complexo, o texto é tão simples que a leitura fluiu extremamente fácil. A história me trouxe a sensação de alegria e tristeza, além de conhecer um pouco o país em que Joachim reside, a Alemanha. Com cenas e personagens bem descritos, eu simplesmente adorei a leitura.
Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi: A loucura está do lado de dentro ou de fora? - Joachim Meyerhoff
Assumo que inicialmente a capa deste livro me trouxe certo receio. Não sabia se iria adorar ou odiar, julguei um livro pela capa. As cores fortes da capa me fizeram pensar mesmo em alguma loucura, mesmo que o título tenha me feito crer que eu iria chorar o livro inteiro. A diagramação e revisão com certeza não deixaram a desejar. Está encantador e impecável.
Conhecer este livro e sair um pouco da minha caixinha valeu a pena. Um gênero diferente do que as minhas habituais foi cativante e realmente compensou cada linha lida.



Adquira Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi.
Saraiva - Submarino - Americanas - Shoptime - Cultura - Travessa - Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário