A Cor da Coragem. A Guerra De Um Menino: O Diário De Julian Kulski Na Segunda Guerra Mundial - Julian Kulski
Sinopse:
Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invade a Polônia. É o início da Segunda Guerra Mundial. Em poucos dias, Varsóvia se rende aos alemães, soldados poloneses depõem suas armas, a cidade já é um amontoado de escombros.
Julian Kulski é um menino polonês de apenas 10 anos de idade. Filho do vice-prefeito de Varsóvia, escoteiro ousado e entusiástico, ele tem a firme convicção de que deverá lutar contra o Invasor.
A cor da coragem é o diário de Julian Kulski, a história de seu amadurecimento durante os cinco anos da brutal ocupação alemã. Diferentemente do diário de Anne Frank, narrado a partir da sua clausura no esconderijo de um prédio em Amsterdã, o de Julian Kulski se passa nas ruas de Varsóvia, no front, no combate cara a cara com o inimigo, no infame Gueto onde se encontram seres humanos famintos, desesperados e doentes à mercê de todo tipo de tortura, do enforcamento, do fuzilamento, da câmara de gás...

"Este diário, escrito com o coração e pela mão de um adolescente, nos proporciona uma visão única e comovente da Segunda Guerra Mundial”.

Lech Walesa, Prêmio Nobel da Paz
Um livro que demonstra ser intenso, chocante e doloroso, principalmente por retratar uma época difícil para a história da humanidade. É um livro que pode ser comparado ao nível dos clássicos como O Diário de Anne Frank, A Lista de Schindler e O Menino do Pijama Listrado.
Já pela sinopse podemos afirmar que é um livro que retrata sobre a história do nazismo e o holocausto, um grande salto para a parte fascinante, mas cruel da Segunda Guerra Mundial, pelo ponto de vista de um garoto soldado.
E mais, o livro contém extras digitais inéditos. São filmes que você pode assistir apenas escaneando o QR code ou digitando o link, nesses extras temos diversas fotos e mapas impressionantes e também há sugestões de temas para discussão, sendo uma ótima opção para oferecer leitura em sala de aula e abordar o tema de uma forma mais intuitiva e interessante.
Eu, que sou fascinada por este tipo de tema, com certeza vou querer conhecer este livro, pois além de me chamar a atenção, despertando a curiosidade em conhecer o ponto de vista do soldado, ainda trás imagens inéditas, algo que com certeza vai aguçar mais ainda a minha vontade de ler.
Este é aquele livro que você pensa: Livro traz mais do que sonhos, traz cultura, conhecimento e mais opções de estudar a história da humanidade.

Deixe um comentário