Follow Us @dayukie

terça-feira, 19 de abril de 2016

[RESENHA] Social Killers: Amigos Virtuais, Assassinos Reais - J. J. Slate

Sinopse:
Social Killers – Amigos Virtuais, Assassinos Reais é um livro assustadoramente verdadeiro. Seus autores, RJ Parker e JJ Slate, reúnem alguns dos casos mais angustiantes de criminosos que usaram as redes sociais para se aproximar de suas vítimas. Stalkers, predadores sexuais, assassinos, canibais, torturadores. A lista, infelizmente, não é pequena. E novas solicitações de amizade continuam chegando a cada dia.

Parker e Slate deixam claro que esse não é um fenômeno novo. Muito antes da internet, criminosos usavam classificados de jornal para descobrir e atrair suas presas. Mas o anonimato da web permite que cada vez mais lobos usem roupas de cordeiro nas suas fotos de perfil.

Mas existe luz no fim do túnel. Analisando mais de trinta casos famosos, os autores demonstram como as forças da lei estão usando, com sucesso, as novas ferramentas de comunicação para investigar e prender foras da lei e desmantelar quadrilhas. E ainda ensinam dicas de segurança. Social Killers – Amigos Virtuais, Assassinos Reais é um alerta para todos nós, que passamos tanto tempo conectados.
Um livro macabro, bizarro, mas incrível. De verdade, é medonho, cada história contada me assustou, mas deu uma enorme adrenalina, porque sim, eu uso muito a internet e conheço muita gente online, imagina se eu estou conversando com um assassino, psicopata e que está planejando a minha morte? Sabe aquela história que sua mãe vivia dizendo" Cuidado com essas pessoas que você conhece na internet?". Então, esse livro te dá motivos para acreditar no que ela lhe dizia.
A cada relato lido, me faz pensar o quão o ser humano é cruel. Pessoas adultas que tiveram uma infância violenta, conturbada e com certeza sem uma estrutura familiar sólida, que desencadeou esse lado psicótico, o lado "monstro" dentro dessas pessoas, a forma como elas usaram as redes sociais para chegar a sua vítima, as mentiras contadas... Juro, eu fiquei pensando demais em: Não posso confiar em ninguém da internet!
Porém também tem pessoas que não tinha motivo nenhum, apenas o lado psicótico dentro de si que não foi tratado inicialmente e com o tempo só piorou e o tornou um assassino sem sentimento nenhum.
É chocante ler cada "história" e saber que é real. Que realmente as pessoas morreram com a ajuda da internet. Casos que vão de vingança, dinheiro até aos sem motivo nenhum faz parte deste compilado de histórias dignas de filmes. E vale ressaltar que alguns dos relatos ali já viraram filme sim. Eu identifiquei ao menos três filmes.
As formas de esses assassinos mataram suas vítimas é incrivelmente bizarro e cruel. Indo de canibalismo a desmembramento, juro, as pessoas são criativas demais em pensar nessas formas de matar e livrar do cadáver.
Esse livro é um alerta, muitos casos envolvendo menores de idade, o que provavelmente é que mais tem no livro, casos que mostram como a internet tem seu lado negativo e o quanto uma pessoa com más intenções tem acesso fácil a informações importantes para atrair suas vítimas.
Veja bem, o livro não está dizendo: "pare de usar a internet!", mas sim "cuidado com o que você coloca e com quem conversa". Achei interessante no final do livro oferecer um "guia" de como se cuidar na internet, dos cuidados que se deve tomar ao criar uma rede social e como se proteger de possíveis psicopatas.
Eu sempre vou adorar essa capa, talvez seja pela capa dura, não tenho certeza se foi isso que me fez gostar da capa, porque sim, ela é simples, com predominância tipográfica. Eu gostei, mesmo.
Se você tem estômago para ler como esses assassinos são frios e cruéis, vale a pena a leitura. Eles te farão pensar sobre como usamos as redes sociais e dos cuidados que precisamos e que sim, estamos a mercê de pessoas loucas, dando mais facilidade de aproximação.
Adquira já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário