Follow Us @dayukie

terça-feira, 12 de abril de 2016

[RESENHA] Harry Potter e a Pedra Filosofal - Harry Potter # 1 - J.K. Rowling

Sinopse:
"Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se."- Alvo Dumbledore

A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos.

Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu... Se ele sobreviver a tudo que esta descobrindo, é claro.
Acho que a primeira coisa válida a se dizer é: Não leia um livro somente depois de assistir ao filme.
Eu li Harry Potter comparando as cenas na minha cabeça e foi uma enorme festa isso. Sinceramente, o livro como sempre, tem mais detalhes claro, mas vou dizer que o filme deu mais ação que o livro. E acho que isso me faz gostar um pouquinho mais do filme, além do mais, também acho que sinceramente, vai ser meio difícil eu escrever sobre este livro, sem citar o filme, porque a minha leitura inteira foi comparações em minha cabeça.
Desde o começo do livro, quando o Harry é deixado na casa dos seus tios trouxas (literalmente), fiquei comparando com o filme e eu adoraria que as cenas do começo do filme, fossem iguais ao livro neste ponto. Mostrar um pouco, como foi difícil principalmente para o Hagrid deixar o Harry para trás e eu senti falta disso no filme, mas tudo bem.
Saber que a vida do Harry antes de Hogwarts era difícil, todos sabíamos, mas fui capaz de compreender o quão difícil foi, ao ver que ele usava vestes de segunda, vindo do seu primo Duda, que tinha limite para a quantidade de comida e todas as coisas assim, foi algo meio triste de ler.
Outra coisa que me chamou muito a atenção lendo o livro, foi que a Hermione não se tornou próxima do Rony e Harry tão rapidamente quanto aparentou no filme. Precisou um Trasgo tentar matá-la, para realmente aproximá-los, mas que antes disso, ambos a acham insuportável mesmo, de não querer ficar perto. E vejam, o Harry não ficou atrás neste quesito.
Aqui vemos o quanto as regras eram mais rígidas, o quanto a fama do Harry era um fardo para ele, o quanto ele lutou para se dar bem no Quadribol e sim, temos um fracasso dele no jogo que ele tanto ama, diferente do filme, isto é apresentado no livro. Além de mostrar detalhes importantes, que foram despercebidos no filme, como quem deu a capa de invisibilidade ao Harry, algo que sempre me intrigou e que sim, ele quase a perdeu, mas a interferência de um terceiro mostrou-se bem explicita. E é claro, com pequenas coisas assim, que no final do filme (pelo menos) fazem mais sentido. Ao menos, eu pensei assim. Coisas como: Foi por isso que o fulano agiu assim, neste momento, porque ele precisava desses pontos ligados, para o que iria ocorrer no futuro.
Novos personagens, que não são apresentados no filme também aparecem no livro, personagens estes que deram um ar mais descontraído ao livro, como o Pirraça, que apesar de ser um endiabrado, aprontando e sendo chatinho, me conquistou, porque ele adorava pregar peças e eu imaginei muito cada ação desse fantasminha.
Personagens que no filme fizeram um papel secundário, no livro tiveram seu espaço mais bem apresentado, como o Neville Longbottom, que mostrou-se ser um bom amigo, claro, mas também alguém corajoso o suficiente para enfrentar os amigos e tentar ajuda-los, quando percebeu que estavam em perigo.
O livro é todo em terceira pessoa, mesmo que focado somente no Harry, podemos ver direitinho o que se passava na mente de outras pessoas, conseguindo imaginar cada cena (as que não aparecem no filme, por exemplo), encaixando cada peça uma na outra para levar ao destino final do Harry.
Acho que com o livro, fui capaz de compreender muitas lacunas que o filme deixou. Entretanto, eu senti muito a falta de ação que o filme deu e o livro deixou de apresentar, principalmente no final. Fiquei esperando muito algo semelhante ao filme, mas foi bem mais calmo.
A capa desse livro é simplesmente maravilhosa. A ilustração me seduziu completamente, me encantou de uma forma única. Sinceramente, é uma capa tão bem trabalhada, que me deixou apaixonada.
Não tenho muito do que reclamar deste livro. Foi uma leitura rápida e gostosa. Digo mais, mesmo que tenha assistido ao filme, leia o livro. Vai valer muito a pena. Pequenos detalhes que fizeram grande diferença. Eu simplesmente amei.

Sobre como comprar este livro:
A versão desta capa, é do box que vem todos os livros juntos. E sim, eu comprei o box pela capa mesmo. Então vou deixar aqui os links de como adquirir o box, tudo bem?

Amazon - Submarino - Americanas - Cultura - Extra - Saraiva 

4 comentários:

  1. Ótima resenha, Harry é tão incrível ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa só de pensar que Harry Potter foi o primeiro livro que eu li e desde então sou apaixonada por esse mundo magico <3

    www.serfemininablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que foi o seu primeiro? :O
      Nossa, sério, muito amor. <3 HAHAHA

      Excluir