Vivian Contra o Apocalipse - Vivian Apple # 01 - Katie Coyle
Sinopse:
Vivian Apple tem 17 anos e mal pode esperar pelo fatídico “Arrebatamento” — ou melhor, mal pode esperar para que ele não aconteça. Seus devotos pais foram escravizados pela Igreja faz tempo demais, e ela está ansiosa para que voltem ao normal. O problema é que, quando Vivian chega em casa no dia seguinte ao suposto Arrebatamento, seus pais sumiram e tudo o que restou foram dois buracos no teto…
Vivian está determinada a seguir vivendo normalmente, mas quando começa a suspeitar que seus pais ainda podem estar vivos, ela percebe que precisa descobrir a verdade. Junto com Harp, sua melhor amiga, Peter, um garoto misterioso que tem os olhos mais azuis do mundo e informações sobre o verdadeiro paradeiros dos seguidores da Igreja (ou é o que ele diz), e Edie, uma Crente que foi “deixada para trás”, os quatro embarcam em uma road trip pelos Estados Unidos. Mas, depois de atravessar quilômetros de eventos climáticos bizarros, gangues de Crentes vingativos e um estranho grupo de adolescentes auto-intitulados os “Novos Órfãos”, Viv logo vai perceber que o Arrebatamento foi só o começo.

Katie Coyle, vencedora do Young Writers Prize do jornal The Guardian em 2012, imagina uma realidade infelizmente muito próxima da nossa, em que capitalismo, política, entretenimento e religião se combinam para criar uma cultura de intolerância que não acaba com o Arrebatamento. Com reviravoltas surpreendentes, um humor mordaz típico da geração Y e personagens femininas que não devem nada a ícones como Buffy e Rory Gilmore, Vivian contra o apocalipse é uma estreia arrebatadora que vai fazer você questionar até onde iria pela verdade.
O livro Vivian Contra o Apocalipse é sinceramente muito delicado para mim por ele tratar de assuntos relacionados a religião, eu fico muito com um pé atrás de falar sobre este livro, pois sei que é um pouco polêmico, afinal, nem todos concordam com os meus pensamentos.
Mesmo que seja bem fictício, sempre terei um enorme receio em falar qualquer coisa relacionada a religião. Entretanto, tentarei falar, mas ressaltando que será uma opinião neutra.
Essa história fala sobre o fim do mundo, de uma forma meio tensa, pois fala sobre pessoas deixando de acreditar naquilo que ela tinha por certo, ou seja, “deixando de ser ateu” para virar crente de um padre que conversou com Deus. É assim que se inicia a história e esta é, com certeza a base de tudo. A crença das pessoas e a forma como elas são manipuláveis.
Muitos se converteram e viraram crentes e outros continuaram acreditando naquilo que convém. Vivian, neste fogo cruzado entre crer ou não crer, acabou perdendo os pais pelo “arrebatamento”, simplesmente sumiram. E depois de ir morar com seus avós, receber uma ligação anônima e perceber que aquela vida não estava a satisfazendo, decide ir atrás daquilo que ela realmente necessita, a verdade.
Preciso enfatizar que este livro é bem parado. Talvez devido eu acreditar que teria mais ação, mais aventura, só que não foi bem assim. O livro inteiro foi baseado no pensamento da Vivian Apple, nas palavras do padre Frick e na mudança repentina da personalidade da Vivian. Deixando de ser aquela moça que vivia às escondidas, certinha, para uma garota decidida e de opinião forte.
E após encontrar alguém que mexeu com ela antes de tudo desmoronar na cabeça dela, o Peter, mais mudanças ocorreram em sua vida e personalidade. No entanto, mesmo que os sentimentos sejam evidentes, ele a mantém afastada, principalmente pelo segredo que mantinha consigo mesmo, mas neste momento você entende que todos carregam um segredo, doloroso ou não. As coisas neste livro começam a melhorar quando algumas verdades vêm à tona, algumas desconfianças surgem e quando Vivian e Harp decidem que precisam ir atrás de algumas coisas que deixaram para atrás em busca da verdade.
Gostaria mesmo que este livro fosse diferente, ele tinha tudo para ser maravilhoso, mas foi tão parado, que eu demorei muito para conseguir concluí-lo. Se estou esperando que o segundo seja melhor? Sim, desejo imensamente que saia dessa monotonia, mesmo que pareça ser difícil isso ocorrer, mas espero que melhore.
O principal ponto que me agradou neste livro foi demonstrar o quanto a humanidade está estragando o planeta e a si mesmo. As catástrofes que ocorreram e foram um embasamento para manipularem as pessoas foi algo bem evidente, mas um fato que precisa de atenção. Afinal, diversas mudanças climáticas fora de época aconteceram, tornando-se um reforço que o planeta não está bem e isso foi deixado claro neste livro.
Este livro também apresentou o quanto o fanatismo é perigoso. A crença pelas palavras do Frick foi algo que levou as pessoas a cometerem crimes horrendos “em nome de um bem maior” e este é um assunto delicado, pois isso existe e é algo presente no cotidiano, mesmo que não seja tão evidente como no livro. Essa abordagem de assuntos delicados compensaram a leitura.
Vivian Contra o Apocalipse - Vivian Apple # 01 - Katie Coyle
A capa deste livro é linda e foi ela quem me fez querer comprar. Chamativa, com uma diagramação bem cuidada e uma revisão impecável.
O livro te faz refletir sobre determinadas atitudes que o ser humano toma em sua vida, expandindo os diversos pontos de vista, no entanto não foi o melhor livro do mundo.



Adquira Vivian Contra o Apocalipse

4 Comentários

  1. Caracaa, o livro parece ótimo!!! Tô apaixonada pela resenha e louca pra ler, vou pedir pra mamis, haha. Amei seu blog, flor!! Muito sucesso. Beijinhos ❤

    www.compondoestilo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, já tem o segundo e de acordo com o final, o segundo parece beem melhor!

      Excluir
  2. Realmente, o livro tem um tema delicado demais. Pelo fato de não frequentar qualquer tipo de Igreja ou ter uma opinião forte sobre religião (ou muito menos me importar com isso), eu não tive muitos problemas com o livro. A cada página, o livro me deixava ainda mais louca pra saber o final. Na verdade, meu único problema foi quando o livro acabou. Esse livro é tão épico que eu já estou considerando o enquadrar e dar uma medalha a ele. Estou ansiosa quanto o conteúdo do segundo livro. Essa autora promete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou começar a ler o segundo, só espero gostar mais do que gostei do primeiro! :O

      Excluir